Ruína da Igreja de S. Pedro da Marateca: projeto de estabilização estrutural em concurso

Ruína da Igreja de S. Pedro da Marateca: projeto de estabilização estrutural em concurso

Está a decorrer o concurso para o projeto de estabilização estrutural da ruína da Igreja de S. Pedro da Marateca, em Águas de Moura, com o preço base de 24.600€.

O objetivo é realizar o levantamento prévio de diagnóstico e o plano de intervenção, no âmbito da conservação e restauro, para a estabilização da estrutura da ruína e para a sua valorização histórica e cultural. Pretende-se evitar o colapso dos elementos que ainda resistem e criar condições de segurança para visitação e realização de atividades culturais com a comunidade.

O reforço estrutural prevê medidas como a limpeza, encasque e capeamento do topo das paredes, reforço e reposição de alguns arcos, reabilitação da torre sineira, colocação de portas gradeadas nos vãos, recolocação de cantarias existentes dispersas no interior e regularização do pavimento no interior da ruína, com uma solução que evite a acumulação de águas pluviais junto às paredes.

A ruína da Igreja de S. Pedro da Marateca é uma construção Neoclássica do século XVIII. Não é património classificado e foi delapidada ao longo do século XX, tendo desaparecido os vãos e várias cantarias.

O projeto enquadra-se na Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e contribui para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.